O Schilthorn (2.970 metros (9.744 pés)) é um cume na Europa, nos Alpes Berneses da Suíça. Tem vista para o vale de Lauterbrunnen no Bernese Oberland, e é a montanha mais alta da cordilheira situada ao norte da passagem de Sefinenfurgge. O Schilthorn fica acima da vila de Mürren, de onde um teleférico leva ao seu cume.
Administrativamente, o cume está dentro do município de Lauterbrunnen, embora as encostas ocidentais estejam dentro do município de Reichenbach im Kandertal. Ambos os municípios estão no cantão de Berna.
O cume tem uma vista panorâmica que se estende desde Titlis, Jungfrau, Mönch, Eiger, sobre os Alpes Berneses e as montanhas Jura até as montanhas Vosges e a Floresta Negra. Mont Blanc também é apenas visível.
Piz Glória
O restaurante giratório panorâmico no cume, Piz Gloria, foi destaque no filme de James Bond de 1969, On Her Majesty's Secret Service. Uma pista de esqui preta apresentada no filme começa no cume e desce até o Engetal abaixo de Birg. O restaurante gira 360 graus em 45 minutos, um pouco mais rápido que o ponteiro dos minutos de um relógio.
Depois de considerar vários locais, a construção paralisada do bar de esportes no topo do Schilthorn foi escolhida quando o produtor do filme financiou a conclusão da famosa plataforma giratória pelo direito de usar as instalações para seu próximo filme, o primeiro e único filme de Bond estrelado por George Lazenby.
A vista panorâmica das montanhas Eiger, Monch e Jungfrau da plataforma de observação em Piz Gloria.
Várias cenas do filme foram fotografadas pelo cinegrafista John Jordan pendurado abaixo de um helicóptero em alta velocidade. Jordan já havia perdido um pé para um rotor de helicóptero enquanto filmava o filme anterior de Bond, You Only Live Twice. Dentro de um ano e equipado com um membro protético, Jordan perdeu o equilíbrio e caiu 600 metros (2.000 pés) até a morte ao filmar imagens aéreas semelhantes usadas no filme Catch-22.
Como chegar
Comentários
Postar um comentário